Curta Brasileiro Inédito Mostra A Terra Novamente Em Transe
fevereiro 01, 2024O novo filme de Sinedei de Moura Pereira, Antes De Ser Blues, se passa na fictícia Eldorado, mas bem poderia ser Gotham City (a de Jards Macalé) ou a Los Angeles de Blade Runner, falo em termos diegéticos bem entendido.
Antes De Ser Blues, pelo prisma da linguagem, é antes de tudo cinema sobre cinema. A mis-en-scène é totalmente construída em função da expressão dos pensamentos interditos na Eldorado silenciada, a forma sublinhando o conteúdo. A opção por essa configuração cênica permite ao cineasta destacar o significado do conteúdo a partir de imagens apoiadas em um repertório exclusivamente cinematográfico que elimina as convenções do realismo, criando assim um mundo próprio, Eldorado, que reflete as emoções, angústias, revoltas e desabafos de seus personagens.
Cinema Novo, Nouvelle Vague, Expressionismo/Rocha/Godard/Lang-Wiene..., as referências são muitas e compõem uma antropofagia pós modernista, uma deglutição vomitada no aqui e agora.
A geleia geral tropicalista também está presente, não como nostalgia, mas como fundamentação, no embaralhamento de signos, no subjetivismo poético lado a lado da concretude da vida real sem um pingo de poesia (“Eu, brasileiro, confesso, minha culpa, meu degredo”, a Marginalia II de Torquato Neto ecoa e reveste-se de uma atemporalidade desconcertante, ampliando ad infinitum a “tropical melancolia” em Eldorado).
O filme está organizado em múltiplas camadas assentadas num repertório telúrico-lúdico-histórico-político, convidando o espectador a uma reflexão que ultrapassa os limites da tela.
É um cinema militante, espaço, tempo e vozes em função de um discurso que não quer ficar preso na garganta e explode em versos, textos, imagens, músicas, desenhos, figurinos, cenários.
É um cinema pedagógico que descortina de maneira simples os complexos jogos do poder, as tramoias dos planos econômicos, as estatísticas da fome que são os únicos números que não param de crescer em Eldorado (“Tudo esquisito, tudo muito errado”, nos lembra o samba-hoje de Caetano).
É uma Eldorado em permanente transe, assolada por essa estranha peste que esvaziou as ruas, fechou portas e trancafiou milhões em suas celas privadas.
Eldorado golpeada, metralhada, assassinada em plena luz do dia pelas forças que deviam dar segurança à vida.
Eldorado encurralada na violência premeditada, ludibriada pela chamada grande imprensa, desmobilizada pela pandemia de ocasião.
Tudo isso traduzido em belíssimas, embora tristes, imagens, imagens noir como a noite que desabou de repente sobre Eldorado, imagens que também expõem as veias abertas de Eldorado numa cena icônica/irônica ao som de uma notícia de telejornal.
Antes De Ser Blues tem ainda um elenco de atrizes que encarnam com método e emoção seus personagens, é uma produção feita com dignidade e esmero, um biscoito fino que nutre além do paladar.
O filme vai entrar no circuito nacional de festivais e terá um lançamento no Cineclube Memorial em data ainda não definida.
A seguir, a ficha técnica de Antes De Ser Blues:
Direção e Roteiro: Sinedei de Moura Pereira
Assistente de Direção: Fabiano Raposo
Administrador Onírica E. Filmes: Carlos Andrade
Produção de Set: Sérgio Almeida
Assistente de Produção de Set: Clara Farias
Direção de Fotografia: Helton Paulino
Gaffer: Marcos Vinícius Cacho
Direção de Arte: Samy Sah
Assistente de Arte: Walber Rodrigues
Maquiagem/Cabelo: Goreth Leitão
Som Direto/Mixagem: Romero Coelho
Continuidade/Claquete/Still: Marvin Zenit
Edição: Diego Pontes, Sinedei de Moura Pereira, Marvin Zenit
Desenhos: Chateaubriand Almeida
Animação: Kadu Camilo
Locução: Polion Araújo
Mixagem: Moisés Freire
Trilha "CENA DE PERIGO": Sinedei de Moura Pereira
Músicas: Fidélia Cassandra, Sinedei de Moura Pereira
Músicos: Jorge Ribbas, Fidélia Cassandra, Serginho, Maxwenio Dias, Cláudio Monteverdi, Marley Dias
Motorista: Francinaldo dos Santos Silva
ELENCO: Futura Leonardo, Lorenna Sena, Goreth Leitão
4 comentários
Pensamentos diligentes trazem riqueza ao filme que anuncia, decifrando imagens e ascendendo palavras. Vários focos de luz esvoaçam páginas com referências singulares e plurais. Antes de ver Antes de ser Blues podemos vislumbrar “a forma que sublinha o conteúdo”. Parabéns, Sinedei de Moura Pereira e toda sua equipe. Estou entusiasmada para assistir. Obrigada, Romero.
ResponderExcluirobrigado pela crítica, professor! cinema sobre cinema; cinema sobre o mundo!
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirObrigado ao professor e cineasta Romero Azevedo por ter assistido ao filme inédito e por sua análise. Quem sabe sobre cinema, sabe! Abraços e até de repente.
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