Sangue, Suor, Lágrimas e Escorbuto no caminho dos Conquistadores Portugueses
agosto 31, 2020Capa do livro de Roger Crowley |
Acabei de ler “Conquistadores – Como Portugal forjou o primeiro império global”, escrito pelo historiador inglês Roger Crowley.
Tenho amigos portugueses que não gostam nem um pouco dos relatos históricos sobre Portugal escritos por ingleses, segundo eles “eternos rivais das conquistas marítimas dos lusitanos” e por isso mesmo tendenciosos e parciais em seus escritos. Mas acredito que dessa vez vão apreciar esse livro que, embasado numa exaustiva pesquisa, descreve com detalhes cinematográficos a descoberta do mundo pelos portugueses e explica seu protagonismo nos séculos 14, 15, 16. 17 e 18. Não é pouco.
Tendo como base a perícia náutica e a coragem e sede de luta com as espadas e canhões, os navegadores lusos deixaram um rastro de sangue e morte por onde passaram “além Tejo”, certas cenas descritas por Crowley antecipam em 440 anos as atrocidades cometidas pelos nazistas na Europa convulsionada pela segunda guerra mundial.
Violência, tortura, estupro, escravidão, saques já acompanham a humanidade há séculos, se nos escandalizamos com o que vemos hoje no noticiário, vamos ficar boquiabertos com o que acontecia na costa africana, brasileira, no oceano índico e no mar amarelo há mais de 500 anos.
São 420 páginas ilustradas para quem gosta de história, grandes navegações e, claro, emoções fortes.
Publicação da Editora Crítica (2016).
3 comentários
Excelente indicação, caro amigo
ResponderExcluirObrigado,seu Romero. É preciso saber mais deste periodo, desbrava-lo.
ResponderExcluirSe o que a gente já sabe assusta, imagina o que nós não sabemos...
ResponderExcluir