Walter Tavares, Um Profissional Indispensável para a Cultura na Cidade

outubro 25, 2023

Trabalho na área da cultura há mais de 50 anos, comecei aos 14, juntamente com meu irmão Rômulo Azevedo, Bráulio Tavares, Marcos Agra, José Umbelino, Luís Custódio e outros no Cineclube de Campina Grande.

Trabalhar com cultura no Brasil não é fácil, trabalhar com cultura no Nordeste é difícil, trabalhar com cultura na Paraíba beira a odisseia, trabalhar com cultura em Campina Grande é tarefa para titãs (a gestão do prefeito Evaldo Cruz, 1973-1977, é a exceção que confirma a regra).

Neste século 21, já no seu décimo-segundo ano (ao contrário do que muitos pensam o novo século começou em 2001, seu primeiro ano), trabalhar com cultura ainda é uma pedreira gigantesca.

Orçamento com problemas? Corta na cultura. Quadro de funcionários inflado? Pendura na cultura. É assim que funciona desde sempre, até que me provem o contrário.

A área da cultura tem outro óbice estrutural no que refere aos servidores-colaboradores: uns têm qualificação, mas não têm disposição, outros têm disposição mas falta a imprescindível qualificação.

Walter Tavares é mais que qualificado e disposto como poucos para o trabalho incansável nesta área tão maltratada e ao mesmo tempo visceral para o desenvolvimento humano (embora ocupe cargo bem inferior ao que pede sua formação, ele, na humildade que o caracteriza, aceita com resiliência essa discrepância laboral).

Cultura é aquela madeira que o cupim não rói, é o ouro que nunca enferruja e o patrimônio que o ladrão jamais alcançará.

Acompanho o trabalho de Walter Tavares há décadas, tive a sorte de testemunhar no palco do teatro municipal suas performances como ator de raro nível técnico-emocional, testemunhei também suas criações inesquecíveis em ricas fantasias (no sentido de pesquisa histórica) e na La Ursa da Tarde acompanhando o Bloco da Saudade, essa fabulosa ideia de outra gigante da nossa cultura Eneida Agra.

Walter também atuou com muita competência didática-pedagógica-histórica na direção do Museu Histórico de Campina Grande, gestão do prefeito Felix Araújo Filho.

É Walter Tavares o arauto que clama no deserto pela valorização, restauração, preservação e difusão do nosso patrimônio Art Déco, o segundo das américas! Acorda Campina!

Walter também trabalha voluntariamente e sem remuneração alguma como jornalista memorialista da cidade publicando importantes textos, ricos em informações e referências históricas, no seu perfil no Facebook.

Se não bastasse tudo isso, Walter Tavares também se dedica de corpo e alma aos animais que sofrem abandonados, a mercê da crueldade dos “diz que” humanos, pelas ruas, becos e vielas de Campina. Em sua própria casa mantém um abrigo para mais de uma centena de cães e gatos que são tratados com todo amor e carinho que merecem, só essa cruzada franciscana já justificaria toda e qualquer homenagem para esse verdadeiro guerreiro que com o seu nobre exemplo nos redime como habitantes em transito neste planeta mostrando na prática como deve ser uma convivência pacifica e justa entre todos os seres vivos.

A presença de Walter Tavares nos quadros funcionais da prefeitura municipal honra mais a instituição que ele próprio que não precisa provar mais nada de uma vida totalmente dedicada à defesa da cultura e da causa animal, e dou meu testemunho onde preciso for.

Que bom saber que diante desse permanente quadro de incertezas na área cultural brasileira, sempre dependente da boa vontade e principalmente do nível intelectual-educacional dos governantes, podemos contar com um servidor-colaborador público de irrepreensível conduta profissional trabalhando na prefeitura de Campina Grande incansavelmente pela evolução cultural da cidade.

Não é segredo que Walter enfrenta hoje problemas de saúde que requerem uma atenção inadiável para evitar um agravamento; estimo melhoras para ele e espero sinceramente como cidadão que a prefeitura retribua toda dedicação e esmero de Walter na linha de frente da nossa cultura apoiando-o irrestritamente nesse momento que nunca é fácil.

Encerro afirmando que para mim é um privilégio poder ocupar o mesmo espaço geográfico e viver no mesmo tempo em que pulsa o coração transbordante de amor de Walter Tavares.

2 comentários

  1. Justo reconhecimento, pessoa do coração grande, fazedor incansável, trabalhador da cultura que merece e necessita do reconhecimento dos poderes públicos. Pessoas assim entoam a liberdade e a esperança. Saúde e alegrias para Walter Tavares!!

    ResponderExcluir
  2. Difícil é compreender como um profissional qualificado como Walter Tavares não é mantido na Gestão Municipal após várias décadas de contribuição para a cultura e história da nossa cidade.

    ResponderExcluir

Posts Relacionados