Os 10 Melhores de um Ano que não foi dos melhores (mas passou como tudo há de passar...)

janeiro 01, 2021

Fim de ano, tempo da tradicional lista dos dez melhores filmes vistos. Os leitores do blog sabem que temos regras próprias para essa classificação, primeiro o primeiro da lista não significa que é melhor que o décimo, a numeração é apenas uma questão de numeração. Segundo, diferente de outras listas semelhantes, essa contempla os filmes vistos pela primeira vez, independente do ano de lançamento, e terceiro outras dezenas de filmes muito bons ficaram de fora porque a lista é cravada em dez títulos , ou seja é  apenas uma convenção.

Dito isto, vamos ao que interessa (interessa?):

1. “Narciso em Férias”, de Ricardo Calil e Renato Terra


Num cenário que lembra metaforicamente a cela de uma cadeia, Caetano Veloso reflexiona sobre sua prisão pela ditadura civil-militar em 1968. A fala do artista, firme e emocionada, nos mostra que os assuntos que motivaram sua injusta prisão continuam atuais, aquele passado aparentemente distante ainda repercute no presente (o que é, no mínimo, um absurdo).

Assim como os filmes e livros sobre o nazismo e o stalinismo, filmes sobre a ditadura civil-militar brasileira devem continuar sendo produzidos e, mais que isso, sendo vistos, lidos e discutidos para que fatos como esses não se repitam nunca mais.

2. "Filhas do Sol" - França, 2018, dirigido pela cineasta Eva Husson


A história de mulheres guerreiras curdas lutando contra o Exército Islâmico para salvar sua cidade natal e suas famílias daquela barbárie  patrocinada “diz que” em nome de Alá. Essas histórias reais,precisam ser contadas para que o maior número de pessoas fique sabendo e reflexione sobre isso que chamamos genericamente de humanidade.

3. "Durak, O Tolo" – Rússia, 2014


O filme de Yuriy Bykov conta a história de um simples encanador, homem honesto, ele enfrenta todo um sistema de burocratas corruptos na Rússia pós queda do muro de Berlim, ou seja, a Rússia de hoje, tentando salvar 800 deserdados que vivem num edifício prestes a desabar e soterrar todos. O filme é sobre nós todos, ou aqueles que ainda acreditam num mínimo de dignidade e honestidade no sistema que nos governa, quer dizer é sobre os tolos. Parafraseando Drummond, é só um filme, mas como dói.

4. "O Leão do Deserto" - Líbia/USA, 1980 - Direção: Moustapha Akkad


Em 1929, o ditador fascista italiano Benito Mussolini nomeou o general Rodolfo Graziani como governador colonial da Líbia italiana com ordens de eliminar toda a resistência dos nacionalistas líbios liderados pelo líder guerrilheiro rebelde Omar Mukhtar. Outra história real pouco conhecida e pouco divulgada sobre a resistência contra a extrema direita e uma de suas ramificações mais abjetas: o fascismo. Brilhantes atuações de Anthony Quinn, como o líder rebelde Omar Mukhtar e Oliver Reed como o general Rodolfo Graziani.

5. "Você Não Estava Aqui" – UK, 2019


O cineasta Ken Loach é como o vinho, os anos passam e ele fica cada vez melhor. Aos 83 anos (hoje vai completar 85 em junho próximo) fez este filme de uma atualidade chocante: na esperança de que o trabalho autônomo por meio de uma economia gigantesca possa resolver seus problemas financeiros, um motorista de entrega (delivery) do Reino Unido e sua esposa lutando para criar uma família acabam presos no círculo vicioso dessa forma moderna de exploração do trabalho, a chamada “uberização”. Ken Loach não se deixa levar pelo discurso enganador dos ministros da economia, na verdade moleques de recado (ou “aviões” se quiser usar a linguagem do crime organizado) dos rentistas, agiotas, que dominam o tal mercado contra a população e mostra sem filtros essa nova realidade da precarização dos direitos trabalhistas em todo o mundo em nome de um cínico e desumano “desenvolvimento”. Imperdível.

6. "Uma Vida Oculta" - USA/UK/Alemanha, 2019


O diretor Terrence Malick aborda um evento real: a história de um herói desconhecido, Franz Jägerstätter, que se recusou a lutar pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Quando o camponês austríaco é ameaçado de execução por traição, é sua fé inabalável e seu amor por sua esposa, Fani, e seus filhos que mantêm seu espírito vivo. Um exemplo de dignidade, coragem, honra. Deveria ser exibido nas escolas como matéria obrigatória.

7. "Os Cavaleiros do Buzkashi" – USA, 1971 – John Frankenheimer


Uma grande surpresa esse filme que só vim ver agora (antes tarde que nunca). Roteiro do grande Dalton Trumbo, baseado no romance de Joseph Kessel (o mesmo de Belle de Jour). O filme é um drama que retrata a vida rural no Afeganistão contemporâneo e o amor do povo afegão por um antigo esporte tradicional semelhante ao pólo a cavalo. Saber que o mundo, e seus costumes, é bem maior que nossos limitados horizontes pra mim sempre é gratificante. O filme também derruba de uma vez por todas a estória que dizia que Omar Shariff não passava de um canastrão boa pinta,  ele era na verdade um grande ator que infelizmente foi mal aproveitado na maioria dos filmes que fez. Jack Palance, como Tursen, pai do personagem de Shariff, é outro destaque de "Os Cavaleiros do Buzkashi".

8. "Os Miseráveis" - França, 2019 


O diretor Ladj Ly ambienta seu filme no subúrbio  operário de Montfermeil, onde Victor Hugo escreveu seu famoso romance Les Misérables há mais de 150 anos, não é coincidência. Policia, migrantes, menores largados nas ruas e explorados, corrupção, criminalidade, injustiça... tudo que está no romance de Victor Hugo se faz presente na Paris do século 21. Onde erramos?

9. "Labirinto de Mentiras" - Alemanha, 2014 - Giulio Ricciarelli


O ano é 1958. A guerra acabou há treze anos e a República Federal da Alemanha não está apenas se recuperando, mas até mesmo crescendo. Mas onde estão os nazistas? Quem já ouviu falar dos campos de extermínio? Parece que tudo vai para o melhor no melhor dos mundos possíveis nesta terra de leite e mel - pelo menos, até o dia em que o jornalista Thomas Gnielka relata o reconhecimento por um artista judeu-alemão de um professor local que foi guarda-torturador no campo de concentração de Auschwitz. A partir daí se revela uma teia obscura de encobrimento e negação dos crimes contra a humanidade praticados pelos nazistas, o próprio governo alemão protege os torturadores do passado recente. Qualquer semelhança com o Brasil de hoje  terá sido mera coincidência?

10. "Axé: Canto do Povo de um Lugar" - Brasil, 2016


Envolvente documentário sobre o nascimento, desenvolvimento e-aparentemente- desaparecimento da Axé Music surgida na Bahia. Os bastidores, os personagens, as canções num filme bem dirigido por Chico Kertész. Para ver e ouvir.

8 comentários

  1. Boas indicações! Veremos o que vem em 21...

    ResponderExcluir
  2. Que lista maravilhosa, professor! Não vi muita coisa listada aqui, mas como o senhor mesmo salientou, há tempo, e antes tarde do que nunca! Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  3. "Hollywood quer dizer Azevedo!"
    (Caetano Veloso)

    Romero, muito obrigado por esta além-lista de filosofia em língua global...

    Axé!

    ResponderExcluir
  4. Boa! 'Narciso em férias' é pura emoção, necessário e doloroso, como toda verdade... Da lista vi também 'Axé: Canto do povo de um lugar' e fiquei encantada pela construção desse documentário e as imagens de arquivo. Uma delícia a história dos trios e essa energia... Obrigada por suas outras indicações, agora quero ver 'Os miseráveis' e espero gostar da adaptação tanto quanto gosto do livro. Abraço, Romero!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Romero, pela sua importante contribuição na divulgação da cultura cinematográfica. Excelente lista.

    ResponderExcluir
  6. Que lista genial, Romero! Chave de leitura precisa para passarmos pela experiência estética de ler o mundo atual através dos filmes com as pautas mais urgentes, começando com o nosso querido Brasil e encerrando com ele mesmo, cada um a seu próprio modo. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  7. maravilha, Romero!! ótima lista! e tu sempre cirúrgico e preciso em apontar filmes que mais do que dialogar com o tempo apontam possíveis, mesmo difíceis, ultrapassagens. abração. obrigado pela lista.

    ResponderExcluir

Posts Relacionados